Exercícios de introspecção que o ajudarão no dia-a-dia

Escrito em 15 de dezembro de 2021

Exercícios de introspecção que o ajudarão no dia-a-dia

Saber parar e refletir é uma característica do ser humano. Todos temos uma capacidade reflexiva que nos torna únicos, pelas nossas ideias, princípios e inseguranças. A introspecção permite-nos alcançar esse mundo interior para descobrir quem somos e o que queremos.



A sociedade está constantemente a levar-nos a prestar atenção ao "mundo exterior". O fato de querer estar permanentemente ocupado, leva-nos a evitar a introspecção, também por medo do que possamos encontrar dentro de nós, e isso pode criar efeitos negativos a longo prazo. O autoconhecimento afeta positivamente a nossa felicidade e também as nossas relações pessoais: seremos mais honestos, mais autênticos e estaremos muito mais conscientes daquilo em que estamos envolvidos.

Quando resolvemos aspectos do nosso interior que podem parecer confusos ou conflituosos, evitamos ansiedades ou medos e valorizamos mais os próprios sentimentos, relativizando as questões do exterior. É essencial encontrar um equilíbrio entre o mundo interno e o mundo externo.

Mas... o que podemos fazer para praticar a introspecção?


- É muito importante criar um ambiente adequado para isso. Encontre um espaço onde se sinta confortável para poder desfrutar da sua própria companhia e procure dedicar cerca de 10 minutos por dia para isso.

- É importante que se sinta confortável e de preferência que não seja interrompido .  

- Use velas ou incenso para criar uma atmosfera confortável. Para além disso também pode colocar uma música relaxante.

Os seus sentimentos são o mais importantes, dê a eles o valor que merecem.


- Analise os seus pontos que mais lhe fazem sentir dor, angústia ou insatisfação. Se algum deles tiver uma solução, concentre-se em consertá-los.

- Entenda e renove aqueles aspectos que deseja melhorar. Pense em você mesmo e especifique suas necessidades.

- Reconheça seus pontos fortes e estabeleça seus objetivos.

- Quando souber onde está, NÃO deixe que as preocupações do passado entrem no seu pensamento presente, sinta o aqui e agora para poder desfrutar e valorizar o momento.

O relacionamento consigo mesmo é cultivado com paciência e respeito. Conhecer-se a si mesmo ajudará também e muito a conectar-se com outras pessoas.

Cada um de nós é um ser único... descubra-se com tempo e qualidade!



×