Eucalipto - óleos essenciais

Escrito em 10 de dezembro de 2021

Eucalipto - óleos essenciais


A árvore de eucalipto , originária da Austrália, um grande arbusto perene que cresce em toda a Austrália, Tailândia, Índia e Malásia, com mais de 700 espécies, como o eucalipto branco . Quando ingerido, o eucalipto pode causar fortes dores de cabeça, náuseas, comichão, ardor, dor de garganta e tonturas. A inflamação e a dor de garganta podem durar até 3 horas.


 
Óleo Essencial de Eucalipto - Biológico - 50ml *

Folhas de eucalipto



Na Indonésia, Austrália, Tailândia, Laos e Camboja, a folha do eucalipto é usada para tosses e constipações, bem como para os óleos essenciais . As folhas também são usadas na aromaterapia para curar a congestão dos seios da face e para tratar dores de garganta e dores reumáticas.

As folhas também têm fortes propriedades anti-inflamatórias e um efeito sedativo. Os óleos essenciais têm propriedades adstringentes e podem ser aplicados topicamente para aliviar dores leves e tratar dores de cabeça e de estômago.

Na Índia, o óleo essencial do eucalipto demonstrou ter um efeito antibacteriano em infecções leves e é usado para bronquite e síndrome do intestino irritável.

Na Malásia, a pasta feita com as folhas é esfregada no peito, braço ou estômago para aliviar a congestão e melhorar o apetite. A pasta é considerada estimulante quando aplicada localmente. Para dores de cabeça e de estômago, uma mistura de folhas é aplicada na cabeça para aliviar a dor.


Usos do óleo essencial de eucalipto


Os óleos essenciais de eucalipto foram considerados úteis para o tratamento de cãibras e tensão muscular devido ao stress decorrente. Os efeitos anti-inflamatórios do óleo de hortelã-pimenta e do mentol encontrados nas folhas do eucalipto o tornam-no um valioso remédio à base de ervas para a tensão muscular e outras doenças.

O óleo essencial de eucalipto ajuda a relaxar os músculos do corpo humano e aliviar a dor. Para pessoas com sinusite, o óleo essencial de eucalipto é esfregado no rosto ou nariz para abrir as passagens nasais e aliviar a pressão e a irritação.

O óleo de hortelã-pimenta e seu óleo essencial demonstraram ser benéficos no tratamento da asma e na redução da inflamação pulmonar. O óleo essencial das folhas de eucalipto tem propriedades anti-inflamatórias semelhantes e atua como um poderoso anti-oxidante. Ajuda a proteger contra a formação de histaminas, uma substância que desencadeia uma resposta alérgica em muitas pessoas.

Alguns dos sintomas da asma são constrição dos brônquios, respiração ofegante e tosse. O uso tópico de óleo de hortelã-pimenta ou folhas de eucalipto , especialmente quando aplicado diretamente na pele, é muito eficaz no tratamento e controle dos sintomas da asma.





Preparado de Óleos Essenciais - Respiração Fácil - 10 ml *


As folhas de eucalipto e seu óleo essencial também foram considerados bons no tratamento de uma variedade de doenças de pele na Austrália, incluindo acne, úlceras varicidas, verrugas, furúnculos e herpes. O óleo de hortelã-pimenta tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que o tornam altamente útil no tratamento de infecções de pele. 

Além dos seus usos medicinais tradicionais, o eucalipto tem sido amplamente utilizado na aromaterapia na região do Mediterrâneo, particularmente no Chipre. No Chipre, tem sido usado para ajudar no alívio do enjôo, bem como para tratar dores de cabeça e outros desconfortos associados à cabeça e ombros.

O óleo essencial australiano (OleoreSin Capsicum) é feito de folhas de Eucalyptus Globulus e é extraído por um processo de destilação a vapor. Um óleo essencial desta espécie em particular é feito misturando folhas secas e caules com água e, em seguida, adicionando algumas gotas de óleo essencial. 


Muitas pessoas usam óleos de eucalipto para aromaterapia, tanto para uso externo quanto interno. Os óleos essenciais dessa espécie também são usados ​​em massagens a vapor para tosses e problemas respiratórios. As pessoas também usam óleos de eucalipto para se defenderem de insetos.

 


×