Benefícios e usos do Pau Santo, a "floresta espiritual!

Escrito em 08 de dezembro de 2021

Benefícios e usos do Pau Santo, a "floresta espiritual!

Palo Santo (Bursera Graveolens) é um incenso natural facilmente reconhecído pelo seu aroma intenso, penetrante e com um toque ligeiramente cítrico. Utilizado desde a antiguidade para fins curativos e espirituais, é um dos grandes aliados energéticos devido ao seu poder de criar um ambiente com sensação de harmonia, paz e tranquilidade. 

Qual a sua origem?


A árvore de Pau Santo tem origem muito antiga e encontra-se principalmente em todo o continente americano: México, Peru, Ilhas Galápagos, Honduras, Costa Rica, Guatemala e, em grande quantidade, no Equador. Era usado pelos xamãs incas nos seus rituais religiosos-espirituais, para atrair boa sorte, afastar a negatividade e alcançar uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses.

Os seus habitantes utilizavam-no diariamente nas suas atividades espirituais,  nas suas orações, para atrair sorte, melhorar o humor e limpar espaços e ambientes de más energias.

Também esteve presente no ritual dos casamentos indígenas, onde o casal deve plantar uma planta dessa árvore para unir os seus destinos e que a união dure para sempre. Além disso, a madeira de Pau Santo também é utilizada para acender fogueiras sagradas em cerimónias e rituais, protegendo assim o espaço em que a atividade será realizada.

 




Benefícios do Pau Santo 


O que torna o Pau Santo tão místico é que as suas propriedades começam a aparecer quando a árvore seca e morre. Demora alguns anos para que a madeira comece a desenvolver todos os componentes que geram o seu cheiro característico.

Atualmente o Pau Santo é amplamente utilizado em práticas de Yoga, Reiki, Aromaterapia, etc. pois, limpa e purifica os ambientes, além de deixar um aroma agradável. Também é usado como óleo essencial.

Também alivia a tensão nervosa , ajuda a controlar doenças atuais relacionadas ao stress , mantém a calma e o equilíbrio emocional, aumenta a auto-estima e melhora o humor . Este incenso natural também contém outras propriedades para uso tópico: anti-reumático, diurético, limpeza, anti-séptico, etc. Isso ocorre porque é uma fonte rica em anti-oxidantes e fito-químicos, como limoneno e α-terpineol, que ajudam a combater os danos dos radicais livres.

Dica: Faça uma infusão de Pau Santo fervendo por 15 minutos em fogo baixo. Ferva os palitos de pau santo por 15 minutos, deixe repousar por mais 5 minutos, filtre e beba sozinho ou adoçado com stévia, açúcar de cana ou mel.

Por outro lado, o Pau Santo possui qualidades afrodisíacas que favorecem o relacionamento amoroso e pessoal dos casais. Recomenda-se usá-lo no quarto para conseguir um momento íntimo e romântico.

E, finalmente, para os períodos de verão, pode ser muito útil como repelente de mosquitos .



 
Como usar?


Um pedaço de madeira seca de Pau Santo é aceso e a fumo espalha-se pelo espaço. Para mantê-lo aceso, deve queimar de vez em quando. Depois de distribuído no ambiente, coloque-o num recipiente e deixe apargar sozinho. Pau Santo contém uma alta concentração de limoneno , uma substância natural extraída do óleo das cascas de frutas cítricas e que confere aquele cheiro doce e amadeirado com notas de menta, eucalipto e limão.

Se usá-lo para purificar a energia da sua casa, pode repetir esta oração enquanto distribui o seu aroma. Repita várias vezes enquanto espalha o fumo da madeira sagrada:

“Que o espírito do Pau Santo limpe e proteja esta casa. Que este bosque sagrado traga a esta casa as maiores bênçãos e fortunas. Obrigado. Obrigado. Obrigado."


×