Árvore do chá: Suas propriedades e benefícios surpreendentes

Escrito em 29 de novembro de 2021

Árvore do chá: Suas propriedades e benefícios surpreendentes

O óleo essencial da árvore do chá é um dos mais populares pela sua versatilidade e grandes benefícios. Na Austrália, os indígenas que conhecem bem as suas propriedades extraíram esse óleo das folhas e da casca de um arbusto chamado Melaleuca alternifolia e utilizaram-no para aliviar e tratar diversas enfermidades: anti-bacteriano, anti-viral, repelente de insetos, fungicida ... Hoje é um Essential em casa a não perder assim que souber todas as utilizações que lhe pode dar. 

A árvore do chá, também chamada de '' óleo da árvore do chá '' deve o seu nome ao capitão inglês James Cook, navegador e cartógrafo que, em 1770, desembarcou na Austrália, onde descobriu a existência dessas árvores. Sem as reservas de chá, os marinheiros ingleses passaram a ferver as suas folhas e, embora o sabor fosse forte, gostaram de seu frescor. 






Quais são suas propriedades?


A árvore do chá é um poderoso anti-séptico natural que quando aplicado na pele reduz a possibilidade de infecções bacterianas e virais, sendo um grande aliado para se ter em casa e no combate a algumas doenças como herpes labial ou pequenas feridas e queimaduras. Também é fungicida , elimina e ajuda a prevenir o crescimento de fungos e mofo, aliviando os seus efeitos nocivos.

O seu uso é muito comum como remédio para tratar acne , podendo atuar diretamente sobre o mesmo, diluindo cerca de 4 gotas de óleo da árvore do chá com 20 gotas de hamamélis e aplicando com um cotonete várias vezes ao dia. Também é muito eficaz para remover verrugas naturalmente. 


A árvore do chá também ajuda a aliviar dermatites, alergias e até psoríase.

 

O nosso couro cabeludo também pode beneficiar das propriedades do óleo da árvore do chá. Você pode adicionar algumas gotas ao seu shampoo ou condicionador comum. Massageie a área e poderá tratar o couro cabeludo sensível, com escamação, couro cabeludo oleoso e até eliminar piolhos .

 

Na higiene dental também é um bom remédio para eliminar a placa bacteriana, tratar aftas, gengivas inflamadas ...   Bocheche com algumas gotas de óleo num copo de água ou aplique diretamente na escova de dentes. Além disso, este óleo também é muito útil  para aliviar a irritação após a depilação.




Óleo Essencial Árvore do Chá (Tea Tree) - Biológico - 50ml *

 

Outra das formas de uso mais comuns é  seu poder no tratamento de constipações . Pode vaporizá-lo ou adicionar algumas gotas ao humidificador ou almofada.

Como vê, o óleo da árvore do chá é muito versátil e funcional. Resumindo, um óleo essencial "todo-o-terreno"!


×